Sonhos X Felicidade

Oi gente,

Hoje vim falar um pouco sobre sonhos e sobre felicidade, um tema que foi abordado em um dos mil cursos que eu estou fazendo, este em específico na Arte de Viver.

A maioria de nós coloca a felicidade nos sonhos. Por exemplo, quando eu passar na faculdade serei feliz, quando eu comprar aquele carro eu serei feliz, quando eu fizer aquela viagem vou ser feliz. E aí quando conquistamos nossos sonhos, já pensamos em outro sonho e assim por diante vamos vivendo sempre com a ideia de felicidade que será alcançada somente no futuro quando estes eventos futuros acontecerem.

E quando eles não acontecem? É evidente que nos decepcionamos muito, afinal, investimos nossa felicidade naquilo.

Então não devemos sonhar?

É lógico que devemos sonhar, inclusive, devemos sonhar muito, sonhar alto, sonhar longe. Não devemos impor limites aos nossos sonhos, somos capazes de tudo.

A questão é que não devemos e não podemos condicionar a nossa felicidade a um determinado sonho. E mais, não podemos esquecer de que quando um sonho é conquistado devemos aproveitar este momento antes de novamente condicionar nossa felicidade a um novo sonho. Ora, não era isso que você tanto queria?

O problema do ser-humano, frise-se, do ser-humano, não é um problema exclusivo seu nem exclusivo meu, é que nós vivemos pensando em conquistar sonhos para sermos felizes. Assim, vivemos constantemente entre o passado e o futuro. Voltamos ao passado muitas vezes para sofrer pelas coisas que já passaram e nas quais fomos felizes e imaginamos um futuro no qual seremos felizes com coisas que imaginamos que não temos agora.

E, assim, esquecemos que o único momento que podemos ser felizes é agora, no presente. Pensem comigo, se eu olho para o passado e lembro de um momento que eu fui feliz e que eu sinto falta, aquele momento em algum momento da minha vida foi meu presente.

E aí falamos, 'ok, mas como fazer para ser feliz agora?'

E eu te digo, realmente não é fácil. Mas devemos buscar, não nos nossos sonhos, mas sim internamente.


O grande segredo é esse: a felicidade está dentro de nós. Em todos os momentos das nossas vidas, sejam eles momentos de tristeza ou de alegria, o que sempre foi a mesma coisa? Nós, a nossa essência. E se a nossa essência é sempre a mesma, é por meio dela, é por meio de autoconhecimento que conseguimos encontrar a felicidade plena, a tão sonhada plenitude. Como diz a linda música do Marcelo Jeneci "felicidade é só questão de ser".

Mais uma vez, não é fácil. É para isso que existem vários mecanismos de meditação, respiração, atividades que elevam a nossa energia vital para que essa felicidade seja encontrada e possa ser algo mais constante. E que possamos aceitar a tristeza quando ela vem, porque ela faz parte da vida. A tristeza, no entanto, não deve ser o oposto da felicidade. "Opostos se complementam".

Assim, eu acredito que o segredo é focar na nossa essência, no "ser". Quando conseguirmos ver que a felicidade está no ser e que só somos no presente, conseguiremos olhar para os nossos sonhos inclusive com mais calma e tranquilidade para alcançá-los, porque quando somos o "ter" passa ser algo a mais, mas não o fator determinante da nossa felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS

Coluna Signos - Gêmeos