Você já se perguntou de que signo seria Julieta?

Oi gente! Para quem não sabe, eu faço teatro e ano passado entrei para o Coletivo DEZAFETOS, que tem como foco trabalhar as personagens femininas das obras de Shakespeare.
Com isso em vista, na página do Facebook do Coletivo está rolando, toda quarta-feira, um novo quadro meu que busca compreender as mulheres da obra de Shakespeare por meio da astrologia, mais precisamente por meio do signo solar de cada personagem na minha visão.


VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU DE QUE SIGNO SERIA JULIETA?


Uma das suas características mais destacadas em toda a peça com certeza é a sua beleza:

“Ela ensina a tocha a ser luzente. Dir-se-ia que da face está pendente da noite, tal qual jóia mui preciosa da orelha de uma etíope mimosa. Bela demais para o uso, muito cara para a vida terrena. Como clara pomba ao lado de gralhas tagarelas, anda no meio das demais donzelas (...) Nunca soube até agora o que é beleza”.

Em alguns momentos, também é ressaltada a sua generosidade: “flor mais gentil de todo o campo”.

Fiel até demais para quem jurou seu amor.

Não podemos deixar de ressaltar a sua coragem que, apesar de não estar explicitamente no texto da peça, está mais do que implícita em seus atos.

Afinal, é preciso muita coragem para fugir de casa, casar escondida, tomar um líquido que a fará morrer por apenas 24 horas (sem saber se realmente funcionará) e, finalmente, se matar com um punhal.

E falando em punhal, dramaticidade é o que não falta para Julieta.

Acredito que se pode dizer que de um certo modo ela era até um pouco individualista, uma vez que na morte de seu primo, não se preocupou com a dor de sua família, mas sim com o afastamento de Romeu, que, aproveitando que ele veio para a conversa, é exageradamente apaixonado, soando até como falso.

No começo da peça ele não estava loucamente apaixonado por outra? Um tanto quanto canceriano.

Mas voltando à Julieta. Todas essas características: bela, generosa, fiel, corajosa, dramática e individualista, levam-me a crer que ela era uma legítima Leonina.

No texto, uma comparação ao SOL, regente do signo de Leão, pode tornar essa suposição mais concreta:

“Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva é mais formosa que ela.”

Então, se você já se perguntou de que signo era Julieta, eu apostaria 99,9% das minhas chances no signo de Leão, signo do elemento fogo e da triplicidade fixa.

O fogo que representa identidade, o magnetismo leonino que chama a atenção até quando não gostaria, a paixão exagerada, o drama, a coragem no agir de acordo com as suas ideias permanecentes por causa da sua fixação em sua própria identidade.

Para dar uma precisão ainda maior, ouso afirmar que Julieta teria nascido no terceiro decanato deste signo, entre os dias 14 e 21 de agosto, atribuindo a ela algumas características arianas, como a ação para as suas ideias leoninas.

Por fim, um Ascendente em Leão reforçaria todas essas características de fogo, uma Lua em Áries explicaria o agir impulsivo ao lidar com as emoções e Vênus em Câncer evidenciaria a sua atração por Romeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS

Coluna Signos - Gêmeos