Tratamento Ayurvédico

Para quem não sabe, em Julho deste ano eu fiz um Tratamento Ayurvédico que durou vinte dias. Quem me segue no Instagram (@mimohrer) conseguiu acompanhar bastante coisa por lá.

Antes de adentrar no tratamento propriamente dito, destaco que o Ayurveda é uma medicina indiana focada no equilíbrio do físico, mental e espiritual. Ou seja, trabalha o ser-humano (inclusive o invisível do ser-humano) como um todo.

"Por isso, o Ayurveda diz que uma pessoa sadia é aquela que apresenta equilíbrio dos princípios vitais (doshas) e das enzimas metabólicas e digestivas (agnis), além de um adequado funcionamento dos tecidos (dhatus), dos produtos secundários do metabolismo (catabólitos) e das excretas orgânicas (malas), e que experimenta a felicidade no espírito, nos sentidos e na mente". (Ayurveda Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia, Dr. Danilo Maciel Carneiro)

É lógico que eu não sei explicar nem 1/10 do que é a medicina Ayurveda, mas estou lendo bastante sobre o assunto para me inteirar um pouco mais e o que eu souber e puder compartilharei para transmitir esse conhecimento.

Bom, o tratamento que eu fiz foi um tratamento feito basicamente através de uma dieta desintoxicante e de medicamentos naturais.

Durante os vinte dias a dieta foi a mesma: nenhum alimento ácido, tudo mais neutro, nenhuma proteína de origem animal (exceto mel), temperos naturais, nada cru.

A alimentação foi a mesma, mas a cada cinco dias mudava alguma coisa com relação aos medicamentos naturais. Então, nos primeiros cinco dias eu tomei dois medicamentos naturais de manhã. Nos cinco dias seguintes eu fiz uma oleação interna com a ghee (sim, tomei manteiga pura de manhã, uma das piores partes de longe). Nos cinco dias seguintes eu fiz uma massagem ayurvedica de duas horas a quatro mãos todos os dias de manhã (melhor parte, de longe, rs.) e nos últimos cinco dias eu apenas segui a alimentação que consistia basicamente em pão integral torrado, mel, arroz integral, feijão azuki, verduras e sopa de verduras.

No décimo sexto dia eu tomei alguns laxantes naturais e foi o dia mais intenso do tratamento, que acredito que tenha sido o dia no qual a maioria das toxinas do meu corpo foram liberadas.

O maior resultado não foi no final do tratamento, como eu estava esperando, mas sim durante todo o processo. Desde o segundo dia de tratamento eu já me senti mais leve, mais disposta, mais paciente, menos irritada, com o humor menos variado.

Até para fazer exercício físico foi melhor, porque eu sentia meu corpo mais leve, os movimentos eram mais fáceis, TU-DO fluiu melhor.

Além disso, o meu intestino começou a funcionar perfeitamente, todo dia de manhã, rs. Parece bobeira, mas isso é um fator muito importante para o nosso corpo.

Não só com relação ao meu corpo, mas também no mental. Foi durante o tratamento que eu tomei uma das decisões mais difíceis que tive nos últimos tempos e tive coragem de seguir com ela adiante.

Sobre este ponto, acredito que a massagem foi crucial, porque meia hora da massagem era na região do nosso terceiro olho e nesses minutos parecia que eu entrava em transe. Sério, foi uma experiência incrível.

Agora que o tratamento terminou (há um mês, para ser exata), o desafio é conseguir manter uma alimentação equilibrada - parece brincadeira, mas a gente realmente é o que a gente come. Não só é, como sente, transmite.

Não é um desafio fácil e preciso admitir que já falhei. Espero que agora, nessa minha nova fase de vida - sobre a qual falarei em algum próximo post -, eu consiga focar mais nesta questão da alimentação, na prática de Yoga - que também é um ramo do Ayurveda -, na meditação, respiração. Que eu realmente consiga encontrar esse equilíbrio.

Quem quiser vir junto comigo, está mais do que convidado. Continuarei compartilhando as coisas que eu for aprendendo, não só com relação ao Aryruveda, mas com relação a tudo que envolve espiritualismo, autoconhecimento no geral e vou ficar sempre muito feliz em ajudar quem estiver precisando de uma luz.

Algumas dicas que tenho tentado implementar no meu dia-a-dia:

1 - tomar água morna com limão espremido todos os dias de manhã (5 gotinhas), em jejum;

2 - raspar a língua antes de escovar os dentes (pode ser com uma colher de metal mesmo). Isso ajuda a eliminar as toxinas que ficam na língua;

3 - tomar chá digestivo 15-20 minutos antes do almoço e do jantar (gengibre com alguma erva tipo camomila ou erva doce);

4 - tomar mais chás em geral, de acordo com seu dosha; e

5 - evitar água e outros líquidos gelados. Tentar sempre tomar água natural ou mais morna.



Por fim, para quem ficou interessado no Tratamento, eu fiz na Clínica Dhanvantari, com o Dr. Luiz Guilherme.

A Clínica também oferece cursos, um inclusive que vai começar amanhã sobre Nutrição Ayurvédica.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS

Coluna Signos - Gêmeos